RSS

Wyclef Jean se declara sobre uma possível reunião do Fugees

01/08/2007


Em Entrevista a revista Scratch Magazine, Wyclef falou sobre os problemas com Lauryn Hill que tem dificultado os planos de reunião do aclamado grupo The Fugges. Em entrevista a Billboard.com, Pras Wel havia sido vago apenas dizendo que Lauryn estaria em sua própria “zona” e que isso estaria gerando dificuldades na criação do trabalho. Agora, Wyclef fala especificamente sobre a situação. Chegando até a realimentar uma antiga acusação de colegas de trabalho de Lauryn, a de que ela costuma tomar crédito por músicas que não produziu, deixando de lado os verdadeiros criadores.
O que está, ou não está acontecendo com a reunião do Fugees?
Wiclef: Eu sou oficialmente Paul McCartney dos Beatles nesse momento. Se os Fugees querem voltar, se a Lauryn quer voltar... num dá pra quebrar a formula. Não volte dizendo tipo: “Eu quero produzir uma batida”. Isso seria como eu dizendo que quero fazer um vocal R&B. Quando estavamos trabalhando no albúm, eu dizia (à Lauryn) tipo: “Faça assim”. Daí ela disse: “Como você sabe que isso é relevante? Eu não tenho ouvido nada de você nos últimos 4 ou 5 anos. Quando ela disse aquilo pensei, preciso voltar a trabalhar.
Então o que está atrasando vocês?

Wyclef: Lauryn é o problema irmão. Ela quer ser produtora. Não venha nos dizendo como cortar as batidas para você levar crédito de produção.
O que faz você acreditar que ela faria isso?

Wyclef: Nós fizemos um remix pro John Legend, da música How High. John estava divulgando nossos nomes. sabe o que ela conseguiu que ele fizesse? Ela disse: “Tire o nome do Wiclef e do Jerry.” Ela queria que as pessoas pensassem que fosse ela fazendo a batida. Eu sou um produtor junto com meu primo Jerry Wonder, e eu sou escritor. Ela é escritora, vocalista e grande compositora. E ela também é muito boa em escolher samples, ela deve ter uns 20 bilhões de samples, mas ela num consegue editá-los de jeito nenhum.
Então ela não produziu nenhuma música que foi creditada a ela?
Wyclef: É simples, se você fez as batidas, onde elas estão? Mostre-nos uma das batidas que você fez. Se você me trazer para o estúdio, me dê uma MP, SP e outros equipamentos. Traga as camêras e digâ: “Clef, faça uma batida em 2 minutos.” Ela vai ser feita. Agora, traga Lauryn Hill para o estudio ligue a mesma camêra e dê 3 horas a ela. Não, melhor, um mês, faça uma batida. Ela num consegue.

0 comentários: